ARTE GREGA
Enquanto a arte egípcia é uma arte
ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência,
pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos
que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo
da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela
vida
e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações.
Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria
uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo,
o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características:
o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena
criatura
que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia.
ARQUITETURA
As edificações que despertaram maior
interesse são os templos. A característica mais evidente
dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada
e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três
degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele
eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento
horizontal
formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas
e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica,
jônica e coríntia.
- Ordem Dórica - era simples e
maciça.
O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada
de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o
pensamento.
Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica,
por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez
e imponência
- Ordem Jônica - representava a graça
e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava
diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel
era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica
traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.
- Ordem Coríntia - o capitel era
formado
com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no
lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela
ordem. Sugere luxo e ostentação.
Os principais monumentos da
arquitetura grega:
a) Templos, dos quais o mais
importante
é o Partenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram
as Cariátides homenageavam as mulheres de Cária.
b) Teatros, que eram construídos
em lugares abertos (encosta) e que compunham de três partes: a skene
ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon
ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo típico é
o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV a.C., ao ar
livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de
acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca
de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.
c) Ginásios, edifícios destinados
à cultura física.
d) Praça - Ágora onde os gregos
se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles;
filosofia.
PINTURA
A pintura grega encontra-se na arte
cerâmica.
Os vasos gregos são também conhecidos não só
pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre
o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.
Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados
para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
Por isso, a sua forma correspondia à função para que
eram destinados:
- Ânfora - vasilha em forma de
coração,
com o gargalo largo ornado com duas asas;
- Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
- Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
- Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
- Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
As pinturas dos vasos representavam
pessoas em
suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor
de figuras negras foi Exéquias.
A pintura grega se divide em três
grupos:
1) figuras negras sobre o fundo
vermelho
2) figuras vermelhas sobre o fundo negro
3) figuras vermelhas sobre o fundo branco
2) figuras vermelhas sobre o fundo negro
3) figuras vermelhas sobre o fundo branco
ESCULTURA
A estatuária grega representa os mais
altos
padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo
- esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas
adquiriram, além do equilíbrio e perfeição
das formas, o movimento.
No Período Arcaico os gregos
começaram
a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente
aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição
frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas
pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega:
homem jovem).
No Período Clássico passou-se a
procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a
usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo
fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período
arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas.
Período Helenístico podemos observar
o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados
apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo
as emoções e o estado de espírito de um momento. O
grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico
foi a representação não de uma figura apenas, mas
de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e
fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.
Os principais mestres da escultura
clássica
grega são:
- Praxíteles, celebrado pela graça
das suas esculturas, pela lânguida pose em “S” (Hermes com Dionísio
menino), foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino.
- Policleto, autor de Doríforo -
condutor
da lança, criou padrões de beleza e equilíbrio
através do tamanho das estátuas que deveriam ter sete vezes
e meia o tamanho da cabeça.
- Fídias, talvez o mais famoso de
todos,
autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou
toda a decoração em baixos-relevos do templo Partenon: as
esculturas dos frontões, métopas e frisos.
- Lisipo, representava os homens “tal
como se
vêem” e “não como são” (verdadeiros retratos). Foi
Lisipo que introduziu a proporção ideal do corpo humano com
a medida de oito vezes a cabeças.
- Miron, autor do Discóbolo - homem
arremessando
o disco.
Para seu conhecimento:
Mitologia: Zeus: senhor dos céus;
Atenéia:
deusa da guerra; Afrodite: deusa do amor; Apolo: deus das artes e da
beleza;
Posseidon: deus das águas; entre
outros.
Olimpíadas: Realizavam-se em Olímpia,
cada 4 anos, em honra a Zeus. Os primeiros jogos começaram em 776
a.C. As festas olímpicas serviam de base para marcar o tempo.
Teatro: Foi criada a comédia e a
tragédia.
Entre as mais famosas: Édipo Rei de Sófocles.
Música: Significa a arte das musas,
entre
os gregos a lira era o instrumento nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário